Ensaios AIE e Mormo

Laboratório Dala Rosa

Como solicitar exame de Mormo e Anemia Infecciosa Equina (AIE):

Mormo e Anemia Infecciosa Equina são doenças que acometem os cavalos, os jumentos e os muares ou burros. Essas enfermidades fazem parte do Programa Nacional de Sanidade dos Eqüídeos (PNSE), estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Sendo assim, a solicitação e a realização dos exames para diagnóstico dessas doenças são procedimentos que só podem ser desenvolvido em conformidade com a legislação.

A Instrução Normativa 45 de julho de 2004 estabelece que as amostras para a realização do exame de AIE devem ser colhidas somente por Médicos Veterinários, devidamente inscritos no conselho regional de medicina veterinária. As amostras só poderão ser recebidas e analisadas pelo laboratório credenciado ou oficial se estiverem acompanhadas por uma requisição preenchida, assinada e carimbada pelo requisitante. Este mesmo formulário servirá para o laboratório emitir o laudo.

O diagnóstico do Mormo é regulamentado pela IN 24 de abril de 2004 e os requisitos para o encaminhamento de amostras para o laboratório são semelhantes aos de AIE. O Médico Veterinário deve estar habilitado pela Secretaria de Agricultura da sua UF e seu nome constar na lista oficial do MAPA.

Portanto, o proprietário do animal não pode colher sangue dos animais para a realização desses exames. O Médico Veterinário é responsável por toda a etapa: coleta e preenchimento de resenha. Qualquer que seja a necessidade, o proprietário deve recorrer a um Médico Veterinário devidamente habilitado para essa tarefa. O laboratório recebe atualizações da relação de profissionais que podem enviar as amostras e emite aos mesmos os formulários (resenhas) que são preenchidas em duas vias (AIE e MORMO) e encaminhadas juntamente com o material para análise.

O prazo para conclusão dos exames é de 24h em dias úteis para AIE e MORMO (Elisa) e 48h úteis para AIE (IDGA) após o início das análises e a validade é de 60 dias.

Os equídeos que serão transportados de um município a outro ou para outros estado, que irão participar de algum tipo de aglomeração, feiras, exposições, vaquejadas e competições de outras naturezas necessariamente precisam portar uma Guia de Trânsito Animal (GTA). Para obter essa guia, deve ter exame de AIE e Mormo negativo.

Todos os direitos reservados / Acesso Restrito / Webmail Feito por Lovatel Agência Digital
X Olá! Para iniciarmos a conversa, por favor escolha uma das opções abaixo:
Fale Conosco via WhatsApp
X

Para prosseguir, participe de nossa pesquisa de satisfação ou avance para consulta de laudos:

Responder a Pesquisa Consultar Laudo